“FAÇA DO SEU ALIMENTO, O SEU REMÉDIO”. Hipócrates

images        Na presença de qualquer processo de enfermidade, pensamos sempre no combate com medicamentos, e frequentemente nos  esquecemos de uma das vias básicas de manutenção do organismo que é a alimentação.

Na Medicina Tradicional Chinesa,  assim como na Medicina  Ayurvédica, a alimentação ocupa lugar de destaque e é o primeiro procedimento em qualquer  tratamento. Aqui no Ocidente, nem sempre colocamos  a dieta  como  parte de todo e qualquer tratamento.

Quando iniciei meu tratamento, apresentava sintomas diferentes dos habituais para um quatro  artrítico. Todo o meu corpo era gelado, não tinha sinais  inflamatórios nas articulações, somente  dores e uma indisposição enorme, uma completa falta de  energia, e  graças a sabedoria do meu mestre e médico Dr. Lo, iniciei uma dieta com alimentos de natureza quente, pobre em alimentos  ácidos, alcalinizante e certa restrição na ingestão de carnes vermelhas. A dieta que ainda sigo, retirou os principais  alimentos  inflamatórios : açucares, farinhas brancas, leite e derivados, frituras, embutidos,  e  introduziu na alimentação diária alimentos integrais,  os ricos em omega 3 e omega 6, como peixes do mar e linhaça, vegetais, tubérculos ( batata doce, mandioca, cará, inhame, ), legumes e frutas.  Nos dias quentes, frutas e vegetais em temperatura ambiente e nos dias frios, frutas  e legumes cozidos ao vapor. Um pouco diferente da nossa alimentação, mas que com certeza fizeram e  fazem muita diferença no meu grau de energia.

Depois de algum tempo, tomei conhecimento da Clinica Margareth Hills, e complementei o tratamento  com capsulas de vitaminas, proteínas e vinagre de maça.

Bem, é importante dizer que tudo isso,  pode ser usado junto com outras terapias. Caso alguém tenha interesse em aprofundar no tema, existem muitos livros e também material disponível na internet como dietas alcalinizantes.

Livros :Dieta Antiinflamatória – Dr Alexander Luiz Gomes de Azevedo

Alimentos  Aspectos  Energéticos –  Ysao Yamamura

Curando a Artrite sem usar medicamentos – Margareth Hills

A Combinação dos Alimentos – Doris Grant / Jean Joice

Todos  os livros contém receitas bem interessantes e agradáveis para facilitar o nosso dia a dia.

,

Anúncios

One response to ““FAÇA DO SEU ALIMENTO, O SEU REMÉDIO”. Hipócrates

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s